Quando recebi o folder do IV Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste, fiquei irradiante ao saber que Rubem Alves estaria lá, fiz minha inscrição no ato e comecei a contar os dias! Um tempo antes havia escrito uma carta a ele e enviado por e-mail, fiquei triste por não receber resposta, resolvi então imprimi-la e entrega-la pessoalmente nessa oportunidade!
O dia “D” se aproximava e minha ansiedade aumentava...coisa boba, dirão alguns, mas não me importo, sou assim, quando sinto que um sonho está preste a se realizar, não consigo me conter e...derramo! Tenho vários sonhos, este era um deles, poder olhar no olho, cumprimentar, tocar...
Foi na minha graduação em filosofia, por intermédio do professor Padre Kinkas, que realmente entrei em contato com a obra de Rubem Alves, ele nos indicou o livro “Conversas com quem gosta de ensinar”, comprei, li e aí foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira leitura, ele me encantou com suas palavras mágicas! Queria terminar essa etapa de meus estudos e ser um jequitibá e não um eucalipto!
A partir desse primeiro contato, meus encontros com ele se tornaram freqüentes, “Entre a ciência e a sapiência”, “Um mundo num grão de areia”, “Se eu pudesse viver minha vida novamente”, “Um céu numa flor silvestre”, “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”... em cada livro o feiticeiro da palavra aumentava seu poder sobre mim, não podia comprar todos os livros, então passei a freqüentar livrarias para lê-los, mas assim o deleite não era completo!
Descobri seu endereço e passei a visitá-lo diariamente e virtualmente, infelizmente! Conheci cada parte de sua casa, desde o jardim ao quarto de badulaques! Como é incrível essa casa, quantas estórias ela tem! Quantos tesouros guardados, mas só quem se dispõe a procurar, realmente os encontra! Essa casa, assim como seus livros, nos abrem portas e janelas para o infinito! Além dos tesouros de Rubem, também encontramos lá, portais mágicos que nos levam a outros tesouros, preciosidades que talvez nunca iria apreciar se não fosse essa passagem secreta! Esse portal me fez ver Nietzsche com outros olhos, me levou a livros e filmes fantásticos, me introduziu no universo da poesia...!
Certo dia, navegando no mar virtual, encontrei uma comunidade dele no orkut, lá tive o prazer de falar com Silvana Poll, uma pessoa maravilhosa que me fez o favor de enviar um baú cheio de jóias, ainda não contemplei todas, é uma atividade prazerosa, portanto é necessário algum tempo. Sempre que posso, abro o baú e retiro uma pérola!
Finalmente o dia do “encontro” chegou! Entrei no auditório e logo encontrei com minha amiga Gilda onde havíamos combinado, fomos sentar lá na frente! O evento começou com as boas vindas dos organizadores e em seguida uma mensagem com imagens no telão propondo uma reflexão sobre o Katrina e suas conseqüências, ressaltando a fragilidade humana e a brevidade da vida! Depois veio outra mensagem com a linda música “epitáfio” do Titãs, nos lembrando do que é realmente essencial na vida!
O mestre de cerimônia falou um pouco de Rubem Alves e o chamou dizendo que ele iria proferir a magna palestra, meu coração gelou... “é agora!”. De repente surge dentre nós aquela pessoa fantástica, simples, com semblante sereno, típico de quem já adquiriu muita sabedoria, com uma bengala e se dirige ao palco. Cumprimentou o público e começou dizendo que não “profere palestras magnas”, se denominando um simples “contador de estórias”!
E foi realmente contando estórias que começou a falar de coisas importantes. Eu quase não acreditava que estava ali com ele e confidenciei isso várias vezes à minha amiga, parecia que precisava de uma testemunha! Foi uma noite encantadora e inesquecível! Quando percebeu que estávamos fazendo anotações, chamou Adélia Prado pra nos dizer, “aquilo que a memória ama fica eterno”, foi o bastante, o que estava acontecendo ficaria eterno em mim na memória e no coração, portanto não havia necessidade de anotar!
Falou do professor como um “semeador do futuro” e da importância de se ensinar a sonhar, propôs que lêssemos Mário Quintana aos alunos, por que “tudo começa com um sonho”, assim estaríamos estimulando a leitura, pois a literatura é o lugar da onipotência do desejo. Disse que “a gente só quer aprender aquilo que tem haver com sonhos”, “somos uma garrafa onde mora um gênio” e as coisas que ensinamos só tem sentido se contribuírem para um mundo com mais beleza! Contou várias estórias e histórias, todas nos faziam refletir sobre nossa prática diária e também sobre nossa postura diante da vida. É, com certeza, encantador ouvi-lo! Só fez com que minha admiração aumentasse em proporções gigantescas!
Infelizmente tudo que é bom também tem um fim, ou melhor, “dura o tempo suficiente pra se tornar inesquecível” (Fernando Pessoa). Finalizou sua fala enfatizando ainda mais a importância de sonhar...e se despediu dizendo que daria autógrafos a quem se interessasse, quis ser uma das ultimas. Gilda e eu aguardamos pacientemente nosso momento. Ele foi atencioso e carinhoso com todos, pousava para as fotos com muita tranqüilidade e paciência! Como não estava com minha câmera, pedi a um fotógrafo que registrasse esse momento. Quase o matei no outro dia, pois as fotos queimaram...mas tudo bem, o que ficou registrado em minha alma nunca “queimará”!
E o sonho se realizou... cumprimentei-o dando dois beijos e dizendo que estar ao seu lado era um sonho que estava se realizando, ele sorriu com ternura! Fiquei sem graça de pedir para autografar todos os livros e perguntei: qual? Ele pegou todos e autografou enquanto conversávamos, perguntei se não se importava de receber minha carta ali, disse que não e guardou-a prometendo ler e responder! Depois o abracei carinhosamente enquanto o fotógrafo fazia seu trabalho! Saímos de lá satisfeitas.
No saguão do auditório, onde estavam expostos seus livros, nos encontramos novamente, com seu carisma de sempre brincou dizendo estar indignado pois o melhor livro que escreveu não havia sido vendido, se referiu a um livro sobre futebol! Foi maravilhoso esse encontro!!! Voltei pra casa com a certeza de que realmente,
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”
Fernando Pessoa
18 comentários:
Great site loved it alot, will come back and visit again.
»
Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»
I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»
Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»
I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»
I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»
I'm impressed with your site, very nice graphics!
»
I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»
Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»
Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»
Great site lots of usefull infomation here.
»
Really amazing! Useful information. All the best.
»
Great site lots of usefull infomation here.
»
Postar um comentário